terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

AGROPECUÁRIA, MAIS DA MESMA

                                          Agropecuária, Mais da Mesma

                                                               (Texto lançado aqui no blog)
            A cada dia ficamos mais convencidos que os tempos de alta dedicação ao aumento da produtividade e da produção estão com os dias contados. Os tempos em que se buscava atingir o título do “rei do arroz, do pêssego ou do boi”, passaram. Hoje ou sempre teve que se buscar a maximização da receita ou da renda da atividade explorada.
             Olhar diferente a nossa atividade é o primeiro passo, tornar aquilo que produzimos ou fazemos com um valor maior e que este valor seja percebido ou atenda uma expectativa do nosso cliente. Não queremos aqui discorrer sobre as formas de agregar valor aos produtos agropecuários, já exaustivamente abordados em textos anteriores.
            Acreditamos que a possibilidade de criar maior valor ao nosso produto somente se dará quando procurarmos nos relacionar com os agentes mais a frente da cadeia de valor, sejam atacadistas, varejistas ou os próprios consumidores. Poucos são os agentes que intermedeiam a produção e que se preocupam em retornar aos seus fornecedores os desejos dos consumidores. A tendência predominante é a que estes agentes permaneçam com os mesmos produtos até a sua própria extinção levando ao mesmo destino os produtores que a eles estão ligados.
            Não se tem “receita de bolo”, cada produtor vai achar a sua fórmula de aumentar a rentabilidade de seu negócio e seus líderes associativos, assessores técnicos ou administrativos, políticos e sindicais bem que poderiam auxiliar nessa tarefa.
           Vejamos alguns exemplos concretos do que queremos dizer, mesmo sendo de outros setores da economia, mas que segundo nosso entendimento, parecem exemplificar claramente o que queremos dizer:
           - o caso do caminhão bi-trem, mesmo sem saber citar quem é o inventor de tamanha “sacada”, conseguiu modificar por completo e com altos rendimentos para o setor de transportes, sem entrar no mérito relacionado à conservação e o transtorno ao trânsito nas estradas.
           - noutro dia vimos um palito de “palitar os dentes” após as refeições (com perdão dos odontologistas e dos mestres em etiqueta social), com uma das pontas revestida de uma pequena porção de menta. Ao tempo que se palita o dente, aproveita-se o sabor da menta. Imaginamos que muda todo o valor de referência da caixa tradicional de palitos.
          - ainda é recente o show de ilusionismo, inteligente e criativo, da comissão de frente da Unidos da Tijuca, que encantou a todos com um sensacional efeito inovador no carnaval carioca.
          É evidente que outros segmentos da economia, como os dos veículos automotores, telefonia celular, computadores etc, e alguns do agronegócio, já se utilizam destas ferramentas.
         Na verdade é um desafio para todos nós, os agentes econômicos, de assessoramento e de regulação do setor agropecuário, fazer avançar este segmento ainda tão tradicional na maneira de ser, pensar e agir, onde estamos contaminados pelo vírus da produção e da produtividade.
        Mesmo já tendo atingido grandes avanços até aqui e que trouxeram enormes superávits à balança comercial brasileira, a agropecuária ainda pode contribuir muito mais para alavancar a economia, em especial, a do interior do país, colocando o foco na maior rentabilização da atividade. Apenas devemos entender como tirar maior renda do mesmo montante produzido. É o que se espera.

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