quinta-feira, 3 de abril de 2008

A NEGOCIAÇÃO DO ARROZ A DEPÓSITO

A NEGOCIAÇÃO DO ARROZ A DEPÓSITO

Artigo publicado na revista Enfoque Sul, do NEA/UFPel, Lagoa Mirim, de maio de 2000, sob a coordenação do Dr. Alexandre Barun.

Ao aproximar-se o período da colheita e comercialização da safra de arroz 99/00, repete-se a conhecida celeuma produtor x indústria para o encaminhamento da negociação da fase de recepção, limpeza, secagem, armazenamento e beneficiamento da produção.
Esse momento agrícola, ao longo do tempo, não mereceu maior análise por parte do produtor que, tradicionalmente, não se preocupava com esta fase do empreendimento rural. Simplesmente, entregava a produção a depósito, sem um maior acompanhamento financeiro das conseqüências que este fato gerava. E, de outro lado, a indústria nunca se preocupou em repassar parte dos extraordinários ganhos que esta fase do agronegócio gera, a fim de garantir a sobrevivência do parceiro que viabiliza o seu negócio: a chamada “galinha dos ovos de ouro”, com o fim tão conhecido que teve na cadeia do pêssego, ora em reestruturação.
O risco de o arroz ter um fim semelhante ao do trigo, nos próximos dez anos, mantida a descapitalização do setor, também é apontado por Geraldo Pereira de Souza, Presidente do Sindicato Rural de São Gabriel (CPovo, 27.12.99).
Desdobrando financeiramente o significado da entrega do arroz a depósito no engenho, que no primeiro momento pode significar “armazenagem de graça” para o produtor, pode-se encontrar uma série de valorizações que esta decisão gera, donde podem ser enumerados:
a) capital de giro sem custo, visto que o produto, não necessariamente, será guardado até a realização da venda;
b) compra do produto depositado por preço mais baixo do que a cotação do produto no mercado livre, visto que para retirá-lo, além do constrangimento que o fato produz, seguramente, caso isto venha a ocorrer, irá acarretar cobranças de taxas, não previamente estipuladas;
c) quando for adquirido o produto depositado, a aquisição será um procedimento meramente contábil, não se verificando despesas com fretes e corretagens;
d) como o engenho possui produto estocado e disponível para o beneficiamento, pode sair do mercado de compra, apenas o fazendo em condições bastante vantajosas, isto é, daqueles que se submetem ao preço oferecido;
e) se o produto for transformado em EGF (Empréstimo do Governo Federal), terá o ganho da taxa de armazenagem;
f) quando o produto for adquirido em leilão da CONAB, certamente o será por preço bem inferior ao de mercado.
Tantas valorizações tem o engenho com relação ao produto entregue a depósito, que este há muito mudou o foco de sua principal atividade, ou seja, do beneficiamento para o da compra e venda do cereal. Esta relação perversa tem contribuído para a perda de rentabilidade da lavoura orizícola, tornando-se, dentre outras, numa das razões da descapitalização do setor.
O produto de antemão comprometido com a indústria, impossibilita o produtor de ter acesso aos modernos mecanismos de comercialização agrícola, como os praticados nas Bolsas de Mercadorias, mercados de Opção, CPR e Leilão Eletrônico.
Caso não haja a visão da integração da cadeia produtiva como o já percebido por outros segmentos da agropecuária, não resta ao produtor outra alternativa, senão, via sistemas associativos ou de parcerias com setores mais a frente da cadeia, procurar livrar-se deste “amor fatal”.

3 comentários:

Anônimo disse...

O blog está muito bom. Parabéns.
Um abraço,
Daniel Cassol

Anônimo disse...

Parabéns, José Nei, entrei no blog, a seu convite, e gostei muito. Esse é o segundo comentário, porque não consegui publicar o primeiro; imagino que as pessoas estejam tendo a mesma dificuldade no meu blog, já que é a mesma maneira de postagem. Espero acertar, dessa vez.
Li dois artigos e gostei, mto bem escritos e pensados. Só não estou certa sobre a comercialização diretamente com os supermercadistas, receio que seja dificil para o produtor sozinho. Ouço que os engenhos,por serem grandes, têm maior poder de negociação. Mas o tema está na mesa e será novamente discutido aqui em casa.
Muito sucesso para você!

Anônimo disse...

Parabéns pelo trabalho!
As questões levantadas apontam um caminho viável e moderno para a produção.