domingo, 16 de maio de 2010

O Vale dos Vinhedos e o valor na agricultura

O Vale dos Vinhedos e o valor na agricultura


Após quase 30 anos passados, retornei ao que hoje é o Vale dos Vinhedos, na região da Serra Gaúcha.
A sensação de admiração foi enorme vendo a transformação que foi implantada no local. O que era uma região não muito próspera, com a sua economia baseada na cultura da videira e cuja maioria era destinada à produção de vinhos comuns, hoje pode ser comparada ao “Primeiro Mundo”.
As estradas asfaltadas, vinícolas de alto padrão, restaurantes, cantinas, adegas e um hotel que deve fazer frente ao de um país europeu, isso tudo no interior do município de Bento Gonçalves - RS.
A análise da paisagem observada, confrontando com os registros que se têm da cultura da uva, permite inferir que a uva por si só, sendo comercializada pelos agricultores ao preço de R$ 0,46/kg deve ficar próxima ao custo de produção. No entanto, não é a uva vendida a quilo que deve ser considerada como a alavancadora do negócio local, ela é apenas o “combustível” que movimenta todo aquele complexo turístico e de agronegócios.
Hoje, no Vale dos Vinhedos, é ofertado não mais o produto agrícola uva, mas muitos outros negócios foram estabelecidos, sendo vendida até a visão panorâmica dos parreirais de uva. Podemos dizer que a região do Vale dos Vinhedos já ultrapassou o que se busca com agregação de valor ao produto agrícola, sofisticando a sua apresentação, embalando-o adequadamente, transformando-o em produtos mais atrativos ou diferenciando-o dos demais.
O Vale dos Vinhedos capturou o sentido de valor, onde não é mais comercializado o produto uva, mas todo um ambiente aprazível, belo e acolhedor que encanta os seus visitantes e é transmitido para os produtos que têm lá a sua origem.
O esforço e o êxito de uma região deve servir como reflexão a todo agronegócio nacional e ser copiado para trazer renda e emprego para outras regiões agrícolas do país, que também têm ótimos produtos, mas que se preocupa apenas em produzi-lo cada vez mais, sem colocar sentido no seu entorno, no que ele poderá render mais e obter maior valor junto aos seus consumidores.